Alunos visitam Associação Cearense de Imprensa

O jornalista Nilton Almeida, presidente da Associação Cearense de Imprensa – ACI, recebeu, no último dia 21, um grupo de alunos do Centro Universitário ESTÁCIO/FIC, capitaneado pela professora Fátima Medina, em visita realizada à Associação. O encontro foi marcado pela informalidade e descontração próprios do presidente Nilton Almeida, que aproveitou a ocasião para falar sobre o atual momento da Instituição.

A ACI existe há 87 anos e guarda uma história de representação dos jornalistas, radialistas, jornaleiros e gráficos nas suas lutas de classe, sendo ainda reconhecida por congregar as diversas classes da comunicação em  Fortaleza “naquilo que mais parece um clube”, segundo conta o presidente.

Nilton Almeida comentou ainda sobre a primeira grande greve dos jornalistas de Fortaleza, coordenada por ele em 1988 e lamentou o fato dos profissionais de comunicação estarem separados por função em Sindicatos distintos (jornalistas, radialistas, jornaleiros, publicitários, gráficos e comerciários), o que dificulta uma greve exitosa.

A formação em Jornalismo também foi tema do encontro. Nilton lembrou a atual questão do registro na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de jornalistas não graduados e falou sobre a PEC do diploma, ressaltando que agora, depois da aprovação no Senado, iria para aprovação na Câmara dos Deputados.

Ao final da visita, cada aluno recebeu o estatuto da ACI e o livro publicado por ela publicado, de autoria da jornalista Angela Barros Leal, em comemoração pelos 85 anos da Instituição.

Deixe um comentário